Fundação Palmares marca presença no Bembé e parabeniza resistência de Santo Amaro

Publicado em: 16/05/2017 - 14:46:21

Nesse sábado (13) a Fundação Cultural Palmares por meio do seu presidente, Erivaldo Oliveira, marcou presença na festa do Bembé do Mercado 2017 inclusive por meio de parceria com a prefeitura apoiou oficialmente o evento. Na ocasião a fundação lançou o projeto “Conhecendo Nossa História: Da África ao Brasil”. Erivaldo que é santoamarense fez questão de prestigiar o Bembé e deixar a cidade na rota das ações da fundação. O presidente garantiu ainda novidades para Santo Amaro durante o seu mandato frente a Fundação Palmares.

A Fundação tem o comprometimento com o combate ao racismo, a promoção da igualdade, a valorização, difusão e preservação da cultura negra. A entidade luta pela Cidadania no exercício dos direitos e garantias individuais e coletivas da população negra em suas manifestações culturais. Além disso, a fundação luta pela Diversidade no reconhecimento e respeito às identidades culturais do povo brasileiro.

Projeto “Conhecendo Nossa História: Da África ao Brasil”

O projeto “Conhecendo nossa história: da África ao Brasil”, piloto na Fundação Cultural Palmares, busca disseminar o conhecimento sobre a história e cultura do continente africano e dos afro-brasileiros, contribuir para a educação das relações étnico-raciais e valorizar/assegurar o respeito à diversidade, tendo a educação e a cultura como instrumentos decisivos para a promoção da cidadania e eliminação das desigualdades. O projeto contempla duas publicações: o livro “O que você sabe sobre a África? Uma viagem pela história do continente e dos afro-brasileiros” e a revista temática customizada pedagógica denominada “Coquetel”.
A finalidade do projeto é levar conhecimento para alunos de escolas públicas sobre as contribuições do continente africano na construção da identidade e desenvolvimento nacional. Também colabora para uma maior conscientização por parte dos estudantes sobre a necessidade de respeitar as diferenças, além de propor o combate ao racismo, preconceito, discriminação, questões estas ainda tão presentes na sociedade brasileira. O projeto irá contemplar cada aluno participante com um kit contendo as duas publicações mencionadas.

A proposta é disseminar um material paradidático que passeia pela trajetória de enorme riqueza do continente africano chegando ao Brasil, no qual o objetivo é, sem abandonar o rigor do conteúdo, encantar e despertar o estudante para a necessidade de conhecer a sua própria história, livre das limitações de um conhecimento colonizado.