Lavagem da Purificação 2023 resgata o protagonismo de Santo Amaro como guardiã da cultura e da fé

Já dizia a canção que quem tem fé vai a pé e, foi, literalmente, desse jeito que turistas e santamarenses se uniram na manhã deste domingo (29) e realizaram a primeira edição da lavagem da Purificação depois da pandemia.

Animado pela Charanga, o cortejo saiu da Praça de Estrela, seguiu pelo Amparo, cumpriu o ritual realizado pelo Babalorixá Pote, na igreja da Purificação, e seguiu em direção ao Bonfim.

Feliz com a retomada do ativismo cultural da cidade e do resgate da fé no sincretismo religioso, a prefeita Alessandra Gomes, participou do cortejo acompanhada do ex-prefeito Ricardo Machado; do deputado federal Paulo Magalhães e do secretário de Cultura da Bahia Bruno Monteiro, representando o governador Jerônimo Rodrigues.

Além deles, o evento também contou com participação da cantora Maria Bethânia, filha ilustre de Santo Amaro e de turistas de diversos estados do Brasil e até mesmo do exterior.

Foi o renascimento da fé e da esperança de que Santo Amaro, agora, voltou a estar no caminho certo e, como estampava a alas das baianas: o mundo quer paz!

Uma lavagem pra ficar na história e ba memória de todos os santos e de todos nós!